"A casa dos meus delírios literários"


Palavras escritas são como melodias perfeitas,
que precisam de ritmo
ou vão "gritar" aos ouvidos sem nada dizer.
- Kane Ryu


HOME - MY LIVEJOURNAL - MY TWITTER - CONTOS SOBRENATURAIS - RÁDIO DIGITAL RIO ONLINE


quarta-feira, 21 de abril de 2010

Segredo da Escuridão: Histórias Perdidas 07

"Deste Planalto Central, desta solidão em que breve se transformará em cerébro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada, com uma fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino".

Juscelino Kubistchek


Segredo da Escuridão - Histórias Perdidas

Cidade Futurista


(Texto transcrito por Kane Ryu)

Nos últimos tempos o que mais se ouvia na capital do Brasil, o Rio de Janeiro, era sobre a construção da nova capital "lá no meio do mato".

Confesso que não me contive e tive que ver com meus próprios olhos. Eu que via as belezas de cidades como Roma e presenciei a construção de Washington D.C., nos Estados Unidos, não pude resistir a curiosidade. Especialmente quanto a dita arquitetura revolucionária da nova capital, que ganhou o curioso nome de Brasília.



Já estava me acostumando com algumas costruções curiosas, que surgiram pelo Rio, de arquitetura dita moderna... Mas Brasília era uma cidade inteira, construída a partir da idéia de duas linhas se cruzando. Mais simples impossível. E seus prédios teriam o mesmo tipo de simplicidade em sua arquitetura.

A cidade tão cuidadosamente elaborada, inclusive seria inaugurada, como se faria com um novo prédio.

Então lá fui em direção ao planalto central, conhecer Brasília.

A cidade inaugurada com toda a pompa, digna de um lugar criado para abrigar o governo de uma nação, impressionava por sua beleza incomum. O que me deixou ocupada por dias. Dias que passei admirando cada canto do lugar, o qual tinha a curiosa forma de um avião como planta básica.

Brasília não era só uma cidade futurista, que bem poderia ser cenário desses novos filmes sobre mundos além das estrelas. A cidade era uma obra de arte. Cada prédio de imponência e beleza, apesar da simplicidade dos traços de sua curiosa arquitetura, era digna das mais belas construções Romas. Dada a questão inovadora.

Creio eu, que Brasília, em quesito arquitetônico, será uma cidade lembrada pela história, assim como a Babilônia e Tróia. Dada a sua arquitetura tão irreal.


K.R.

Trecho de um relato contido no diário de minha amada imortal, datado de 23 de abril de 1960.

Nota: Esse conto foi escrito em homenagem aos 50 anos de minha amada Brasília. Cidade que tem um lugar especial em minha existência, assim como o Rio de Janeiro.

Todos os Direitos Reservado - 2010

2 comentários:

  1. Nossa, ficou bem legal esse conto. Você já tinha ele mesmo ou escreveu especialmente para comemorar os 50 anos da cidade?

    ResponderExcluir
  2. Esse é um conto único e especial para Brasília. :D

    ResponderExcluir